domingo, 30 de outubro de 2011

Unidades de Botucatu promoveram 2ª Expo-Extensão

 

Nos dias 27 e 28 de setembro, foi realizada a 2ª edição da Expo-Extensão, evento organizado pelos vice-diretores das quatro unidades dos câmpus de Botucatu da Unesp e que teve como tema central “A extensão na aprendizagem e na integração comunitária”.         
                                           Foto: Sérgio Santa Rosa /FCA                         
Pró-reitora abordou o papel da extensão no aprendizado

O objetivo foi divulgar os projetos de extensão universitária que estão em andamento, discutir o papel dessas atividades na formação dos alunos e junto à comunidade, além de incentivar a integração entre os acadêmicos.
Compuseram a mesa de abertura da 2ª Expo-Extensão, realizada na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), a pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp, Maria Amélia Máximo de Araújo; o diretor da FCA, José Matheus Yalenti Perosa; o diretor e a vice-diretora do Instituto de Biociências, Renato Eugênio Diniz e Maria Dalva Cesario; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, José Carlos Peraçoli; e o vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, José Paes Nogueira Pinto; o vice-prefeito de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior, que também é secretário municipal de Saúde; o secretário adjunto da Subsecretaria de Agricultura de Botucatu, Márcio Gonçalves Campos; e Ângela Cristina Zuanon, membro do conselho editorial da Revista Ciência em Extensão.
 Após a cerimônia de abertura, a pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp abordou o assunto “Importância da extensão no aprendizado”. Inicialmente, ela conceituou extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
Segundo a professora Maria Amélia, como avanços nessa área estão o rompimento do caráter assistencialista e utilização de metodologia própria. Ela também enfatizou a importância de que os conhecimentos gerados pela universidade estejam associados às necessidades da sociedade e que sirvam para promover mudanças, além de comentar sobre a importância da divulgação das atividades em eventos e revistas especializadas.
Outro aspecto contemplado em sua explanação foi a elaboração de projetos de extensão. A pró-reitora incluiu entre os benefícios que esse tipo de trabalho pode proporcionar aos graduandos, a possibilidade de conhecimento da sociedade pelos alunos, a atuação em equipe, estímulo para pensar e propor soluções, responsabilidade social e experiência profissional.
Já Márcio Campos e Luiz Antonio Caldas Júnior enfocaram a importância da extensão na integração comunitária, e Ângela Zuanon, falou sobre a divulgação dos trabalhos de extensão.

         Exposição dos projetos

Foram aprovados 127 trabalhos para serem apresentados durante o evento por meio de painel eletrônico, sendo que um projeto de cada unidade foi premiado após avaliação.
No caso do IB, o trabalho contemplado foi “Vestibular Unesp – inclusão social”, exposto pelo professor Guaracy Tadeu Rocha, do Departamento de Genética.

                                                               Foto: Aline Grego/ FCA
Apresentação de um dos projetos do IB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário