domingo, 30 de outubro de 2011

Centro de Isótopos é premiado em congresso latino-americano de avicultura


O trabalho “Uso dos Isótopos estáveis em avicultura” desenvolvido por pesquisadores do Centro de Isótopos Estáveis (CIE), unidade auxiliar do Instituto de Biociências (IB), e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), ambos do câmpus de Botucatu da Unesp, apresentado durante o XXII Congresso Latino-Americano de Avicultura, foi contemplado com o prêmio “Mérito Científico Lauriston Von Schmidt”. O evento, organizado pela Cámara Argentina de Productores Avícolas (CAPIA) e pelo Centro de Empresas Procesadoras Avícolas (CEPA), ocorreu no período de 6 a 9 de setembro, no Prédio de Exposições de La Rural, em Buenos Aires, na Argentina. Durante o congresso, que reuniu mais de 3000 participantes, foram apresentados cerca de 200 trabalhos em sete categorias.
O pôster vencedor abordou estudos que tiveram o objetivo de rastrear a inclusão de ingredientes de origem animal na dieta de aves por meio da técnica de isótopos estáveis - átomos que apresentam as mesmas propriedades químicas e diferentes propriedades físicas - de carbono e nitrogênio. A pesquisa exposta envolveu quatro experimentos com frangos de corte machos, sendo que cada um deles foi realizado durante 42 dias. Foram realizados testes nos quais uma parte das dietas possuía farinhas de origem animal e outra porção não apresentava essa substância.
Os resultados revelaram que a utilização da técnica dos isótopos estáveis foi eficaz para rastrear substâncias consumidas pelas aves e se apresenta como uma alternativa em potencial para o processo de certificação de frangos de corte, quando na alimentação deles não são incluídos ingredientes de origem animal.
Segundo os autores do trabalho, o Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial e primeiro em exportação de frangos desde 2003, fator que também justifica a realização de pesquisa na área.
Para o supervisor do CIE, Carlos Ducatti, a conquista se deve à atuação de uma equipe de pesquisadores. “Esse prêmio é fruto do trabalho de docentes, mestrandos e doutorandos do IB e da FMVZ”, comentou. “A técnica de isótopos estáveis tem favorecido estudos que envolvem diversas unidades da Unesp e outras instituições”, acrescentou Ducatti.

O prêmio foi recebido por Juliana Denadai
          Ele também recordou que essa linha de investigação teve como precursores os professores Antonio Celso Pezzato e José Roberto Sartori, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ, além de Alfredo Sampaio Carrijo, já falecido, que foi aluno da pós-graduação da FMVZ e docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 
O estudo contemplado se insere em projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que tem como finalidade implantar uma área inédita de aplicabilidade sistemática da rastreabilidade por meio de isótopos estáveis de bioelementos nos setores de ruminantes (bubalinocultura, ovinocultura e bovinocultura), não ruminantes (avicultura e suinocultura), aquicultura (piscicultura e carcinicultura) e animais silvestres no Brasil.
O prêmio foi recebido pela professora Juliana Denadai, colaboradora do Departamento de Física e Biofísica e que integra a equipe do CIE. Além de Ducatti e Juliana, também são autores do trabalho contemplado José Roberto Sartori e Luciene Aparecida Madeira, da FMVZ, e Carla Cachoni Pizzolante e Maria Márcia Pereira Sartori, do CIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário