domingo, 30 de outubro de 2011

Evento contou com a participação de universidades italianas

                  Nos dias 10 e 11 de outubro, foi realizado, no câmpus de Botucatu da Unesp, o Spring School, atividade que abordou temas nas áreas de química, agricultura e medicina e integrou a programação do Momento Itália - Brasil 2011/2012.
                  Compuseram a mesa de abertura do evento, o vice-reitor da Unesp no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan; a diretora da Faculdade de Medicina, Silvana Artioli Schellini; o diretor do Instituto de Biociências, Renato Eugênio Diniz; o adido científico da embaixada italiana no Brasil, Roberto Spandre; o diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas, Edivaldo Velini; a integrante da comissão organizadora, professora Giuseppina Pace Pereira Lima, do Instituto de Biociências; e a representante da assessoria de relações externas da Unesp, Izabel Takitane.
Roberto Spandre, adido científico da embaixada italiana
Segundo a professora Giuseppina, as atividades foram planejadas para homenagear a Itália e pelo fato de a Unesp possuir convênios com universidades daquele país. Ainda de acordo com ela, essa interação promove a expansão das instituições. “Iniciamos acordos de cooperação técnica para realizar pesquisas, formar recursos humanos de alto nível, publicando nossos trabalhos em revistas de alto impacto e divulgando os resultados dessas pesquisas em eventos científicos nacionais e internacionais. Esta é, portanto, uma parceria que mostra que seu futuro é muito promissor”, destacou.
A docente também falou da possibilidade e expectativa em iniciar intercâmbios com a Università di Pisa e a Università degli Studi di Napoli.
Roberto Spandre, da embaixada italiana no Brasil, comentou sobre a necessidade de se estabelecer ligações mais amplas entre os países. “Temos que fazer sistemas, redes, e demonstrar que podemos ser fortes, potentes”, comentou.
                 Já o professor Durigan destacou a valorização desse tipo de evento pela Unesp e o papel que o mesmo representa.
                Além de palestras, durante o Spring School foram realizadas apresentações das instituições italianas Università degli Studi di Padova, Università Ca’Foscari Venezia, Università degli Studi di Napoli Federico II e Università di Pisa, e também da Unesp.
A promoção do Spring School foi do Instituto de Biociências e da Faculdade de Medicina e contou com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica, Horticultura e Fisiopatologia em Clínica Médica, além das pró-reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa da Unesp.

                Dupla titulação

                 Por meio de acordos, alunos de doutorado do Brasil e da Itália podem obter dupla titulação após um período de estudos e desenvolvimento de pesquisa nos dois países. A primeira pessoa a usufruir dessa opção no Instituto de Biociências foi a italiana Elena Gregoris, da Università Ca’Foscari Venezia, orientada pelo professor Roberto Stevanato. Ela permaneceu por um período de seis meses, em Botucatu, no Departamento de Química e Bioquímica.
              Durante o Spring School, o diretor do Instituto, Renato Eugênio Diniz, entregou ao professor Stevanato o diploma de doutorado obtido por Elena na Unesp.
Diniz comentou sobre sua satisfação em participar desse momento que representa um marco para a instituição. Já Stevanato agradeceu o Instituto de Biociências e a Unesp e afirmou que essa foi uma experiência extraordinária e enriquecedora.
Diretor do IB entregou diploma ao professor Roberto Stevanato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário