sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lançada 2ª edição de caderno sobre educação ambiental organizado por professora do IB

        Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que ocorreu no mês de junho, foi lançada a 2ª edição do Caderno do Centro de Estudos em Educação e Sociedade (Cedes) nº77, que tem como temática central a educação ambiental.
        A publicação foi organizado pelas professoras Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, chefe do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Maria Guiomar Carneiro Tomazello, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
        Segundo a professora Marília, essa nova edição se deve ao fato de a anterior ter se esgotado rapidamente e porque o conteúdo da publicação pode contribuir com a relação da educação com a sustentabilidade socioambiental, assunto que esteve em pauta nas discussões da Rio + 20.
          A publicação conta com a participação de 25 pesquisadores de 19 instituições e possui os seguintes artigos, escolhidos por possuir abordagem crítica: “Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas”; “Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental”; “Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia”; “A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento”; “Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica”; “Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental”; “Frans Krajcberg e sua contribuição à educação ambiental pautada na Teoria das Representações Sociais”; e “Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental”.
         Marília também lembra que a temática ambiental integrou o Caderno Cedes em 1993, porém, naquela época, o meio ambiente não ocupava posição de destaque na área de Educação.
           “Podemos dizer que, no interior das contradições das nossas sociedades que são características, a educação ambiental consolidou-se como um campo educacional e ambiental que reflete as disputas teóricas e práticas de diferentes grupos sociais que compõem essas sociedades”, cita na publicação.
            A professora Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Educação do IB, está também está entre os autores da publicação.

 

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