sexta-feira, 29 de junho de 2012

Professores editam livros internacionais de acesso livre

        A professora Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, do Departamento de Microbiologia e Imunologia, foi escolhida para ser editora do livro Epidemiology insights, publicado pela InTech.
       A obra reúne investigações sobre epidemiologia desenvolvidas por pesquisadores de vários países. Entre os assuntos presentes na publicação estão dermatomicoses e Candida spp.; epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) isolados de humanos e animais; epidemiologia de várias manifestações neuro-psiquiátricas; virologia; tuberculose de animais selvagens; abordagens para o estudo da qualidade microbiológica do leite e produtos derivados, malignidade linfóide; doenças relacionadas à imunodeficiência; e epidemiologia genética.
       Além de editora, a professora Maria de Lourdes também possui três capítulos publicados em conjunto com alunos de pós-graduação do Programa de Biologia Geral e Aplicada do IB e de Docenças Tropicais, da Faculdade de Medicina.
        O livro tem como público-alvo médicos, pesquisadores da área e estudantes e o seu conteúdo pode ser acessado em http://www.intechopen.com/books/epidemiology-insights.
     

Aquicultura


 Já  os professores Edmir Daniel Carvalho e Reinaldo José da Silva, respectivamente, do Departamento de Morfologia e Parasitologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e o pesquisador Gianmarco Silva David, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, em Barra Bonita, editaram  o livro Health and Environment in Aquaculture, pela Intech.
         A obra, destinada aos setores acadêmico e produtivo, aborda o estado de arte de aplicações da biologia celular para a prevenção e tratamento de parasitoses e doenças de animais aquáticos cultivados, além de explorar a interação entre a aquacultura e os ecossistemas aquáticos.
          O professor do Departamento de Morfologia destaca que foi convidado para ser editor após o envio de um artigo à editora e também que a publicação conta com pesquisadores de vários países como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália e Japão, que se destacam nessa área de estudos.  
Carvalho e David ressaltam o fato de a obra estar disponível para acesso livre. Na opinião do pesquisador da Apta, esse aspecto favorece a divulgação da ciência. “A disponibilização gratuita de pesquisas realizadas a partir de recursos públicos é uma tendência internacional que atende a critérios éticos ao retornar à sociedade os valores agregados a partir do investimento feito com dinheiro do contribuinte e deverá facilitar o desenvolvimento de pesquisas em centros menos favorecidos financeiramente, que não têm como comprar acesso aos periódicos”, comenta. “Ter editado este livro foi gratificante ao verificar que demos uma contribuição efetiva para o desenvolvimento da aquacultura em termos internacionais”, acrescenta.
              O livro, que é ilustrado e contém 16 capítulos, está disponível en http://www.intechopen.com/books/health-and-environment-in-aquaculture

Nenhum comentário:

Postar um comentário