sexta-feira, 29 de junho de 2012

Workshop de plantas medicinais debateu fitoterápicos, saúde e pesquisa

                                                                                                         Fotos: Carlos Edson Gomes
                                 

               No período de 14 a 16 de junho, foi realizado, no IB,  o 10º Workshop de Plantas Medicinais, que tem como tema central “Da tradição aos fitoterápicos”.
             A mesa de abertura foi composta pelo professor Wilson de Mello Júnior, que, representou o diretor do IB, Renato Eugênio da Silva Diniz; pelo vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas, José Matheus Yalenti Perosa; e pela professora Maria José Queiroz de Freitas Alves, presidente da comissão organizadora do evento.
              Perosa comentou que dentro da área plantas medicinais é possível trabalhar vários temas de forma multidisciplinar e que esse é um diferencial desse workshop.                                  
Professor Lúcio Alves Ferreira ministrou a palestra de abertura
              Já a professora Maria José comentou sobre sua participação nas edições já realizadas do evento e destacou que o assunto tem conquistado cada vez mais importância na Biologia e Agronomia.
              O representante da direção do IB ressaltou que a atividade envolve várias unidades da Unesp, possibilita a integração de alunos de graduação e pós-graduação e também que os assuntos discutidos no workshop estão diretamente relacionados à soeciedade.
             A palestra de abertura intitulada "História das plantas medicinais do Brasil: primeiras coletas e prospecção química" foi ministrada por Lúcio Ferreira Alves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A programação incluiu também a mesa-redonda “Fitoterápicos, saúde e pesquisa".  Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar dos minicursos Medicina Ayurvédica; Óleos essenciais; Etnobotânica; Farmacognosia; e Plantas medicinais e atividade antiinflamatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário