sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto visa capacitar profissionais da educação infantil sobre temas de saúde

Frequentadores do curso acreditam que os conteúdos serão úteis ao cotidiano
das escolas
           Proporcionar a profissionais que atuam na educação infantil conhecimentos teóricos e práticos sobre aspectos relacionados à saúde de crianças de até cinco anos de idade e possibilitar discussões sobre os principais agentes patogênicos encontrados no ambiente escolar. Esse é o objetivo do projeto de extensão universitária “Saúde na educação infantil”, financiado pelo Programa Núcleos de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd).
          Este ano, os trabalhos tiveram início em março e deverão se estender até dezembro. As atividades, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, são coordenadas pela professora Luciene Maura Mascarini Serra, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e divididas em duas etapas.
           Na primeira, é realizado curso no qual são abordados conceitos de saúde e higiene em creches, relacionados agentes causadores de doenças e medidas de profilaxia, discutidas metodologias alternativas de ensino-aprendizagem, além de serem confeccionados jogos educativos e apresentadas brincadeiras lúdicas relacionados às principais doenças que acometem as crianças em creches. Entre os assuntos enfocados nessa fase estão diarreia, viroses, giardíase, helmintos, teníase, piolho, moscas, mosquitos causadores da dengue e febre amarela, e sarna.
          Já na segunda fase, serão promovidos encontros em creches e escolas de educação infantil tendo por base conteúdos apresentados no curso. Serão, então, considerados os conhecimentos dos educadores que não participaram da etapa anterior e dos que frequentaram a capacitação.
          O curso, que já contou com uma edição em 2011, tem sido avaliado de forma positiva pelos inscritos. Maria Ana Santini, coordenadora da Creche e Berçário Criança Feliz considerou relevante o conteúdo transmitido até o momento e disse que pretende disseminar os temas entre atendentes e professoras da instituição em que trabalha. Outro aspecto destacado por ela foi o enfoque de problemas próximos à realidade das creches e a linguagem simples utilizada no curso. “Acho que a prática vai ser ainda mais interessante”, comentou.
           Para Maria de Lourdes de Oliveira, que atua como atendente na Escola Juciara Aparecida Delgado Pereira, a capacitação tem proporcionado conhecer formas de trabalhar melhor junto às crianças problemas de saúde como viroses e piolho e também o uso de antibióticos.
 Luciene, Candeias e Madeira, professores do IB que atuam no projeto  - por: Além da professora Luciene, integram o projeto os docentes Newton Goulart Madeira, do Departamento de Parasitologia, Liciana Vaz de Arruda Silveira, do Departamento de Bioestatística, e João Manuel Grisi Candeias, do Departamento de Microbiologia e Imunologia.
           Segundo Candeias, a extensão é uma das funções da universidade e, com esse trabalho, ele disse ter percebido a necessidade que os educadores possuem de aprender assuntos da área de saúde.      
          “Vemos que eles precisam de informação para usar no dia a dia como, por exemplo, identificar crianças com micose”, disse. “Acredito que os conteúdos serão úteis para melhorar tanto o trabalho dos participantes do curso como a saúde dos alunos”, acrescentou o professor do IB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário