sexta-feira, 29 de junho de 2012

Genômica do câncer foi discutida em evento


                  No período de 1 a 3 de junho, ocorreu a 12ª edição do Workshop de Genética, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) do IB e contou com 270 participantes  de vários estados, além de São Paulo, como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Paraná e Rio Grande do Sul.
                 A mesa de abertura foi composta pelo diretor do IB, Renato Eugênio da Silva Diniz; pela pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge; pela professora Claúdia Aparecida Rainho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética); pelo professor Cláudio de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Genética, regional de São Paulo; e por Maria Cecília Fucks, representate discente da comissão organizadora. 
Professor Fausto Foresti
 foi homenageado

      O diretor do IB agradeceu à pró-reitora pelo apoio à pós-graduação e pelo trabalho desenvolvido, além de destacar o papel do workshop. "Eventos como esse são fundamentais porque também são espaços para troca de informações, divulgação e debate, etapa fundamental para a ciência avançar", declarou.
     Marilza ressaltou o fato de o evento ser organizado por pós-graduandos e disse estar satisfeita de participar da abertura de um evento que possui relevância. "Esse evento organizado por alunos é muito forte, munito importante. É uma oportubnidade de discutir não só Genética, mas políticas de ciência", disse. 
 
Foi feito um agradecimento especial à professora
Cláudia Rainho

     Ela ainda alertou os participantes que além da academia, há oportunidades de atuação dos pesquisadores em empresas e que essa área ainda é pouco procurada pelos quem concluem pós-graduação, além de parabenizar o Programa pela comemoração dos 30 anos.     
   Na oportunidade, o professora Fausto Foresti, do Departamento de Morfologia do IB, e que atuou no Programa de Genética desde o início, há 30 anos, foi homenageado. Os organizadores também agradeceram a professora Cláudia poir sua dedicação ao workshop.
A conferência de abertura enfocou o assunto “Passado, presente e futuro da genética de peixes no Brasil”. Entre as palestras estiveram “Genética forense”; “Desafios da bioinformática na era do sequenciamento de nova geração”,  além das mesas-redondas “Genômica do câncer” e “Da genômica á metabolômica de plantas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário