sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pesquisa apresentada por mestranda do IB é premiada

           Propor o desenvolvimento de algoritmos em ambiente computacional Matlab®, capaz de quantificar semiautomaticamente as sequelas pulmonares, tais como fibrose e enfisema, causadas por Paracoccidiodomicose (PCM). Esse é o objetivo de trabalho desenvolvido pela mestranda Marcela de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e que foi premiado em primeiro lugar durante apresentação no “XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, em Águas de Lindóia, na área de Física Médica, e também no 8º Congresso Paulista de Infectologia, realizado em Campos do Jordão, na área de Diagnóstico.
             O estudo contou com a participação do orientador de Marcela, professor José Ricardo de Arruda Miranda, do Departamento de Física e Biofísica, dos professores sua professora Diana Rodrigues de Pina (co-orientadora) e Rinaldo Pôncio Mendes, ambos do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Unesp, além do pós-graduando Matheus Alvarez.
             Marcela explica que os algoritmos consistem em selecionar a região de interesse, denominada ROI, e por meio da utilização de máscaras, filtros de densidades e operadores morfológicos, obter a quantificação da área lesionada em relação à área sadia do pulmão.
              Segundo ela, para tal metodologia, foram utilizados exames retrospectivos de tomografia computadorizada de alta resolução, realizados no Hospital das Clínicas de Botucatu.
           “A pesquisa tem como originalidade a quantificação objetiva semiautomática das áreas acometidas pelas sequelas da PCM (Paracoccidiodomicose), a qual é uma importante micose sistêmica que tem como principal via de infecção a via inalatória, afetando principalmente os pulmões causando fibrose e enfisema mesmo após tratamento eficaz. A avaliação do comprometimento pulmonar devido a PCM é uma grande lacuna da literatura, uma vez que os principais trabalhos encontrados realizam apenas a avaliação subjetiva visual, sem determinar com precisão a área comprometida”, explica a pós-graduanda do IB. 
             Marcela comenta ainda que o diagnóstico auxiliado por sistemas computacionais produz uma avaliação mais precisa dos padrões anormais encontrados nas imagens de tomografia computadorizada de alta resolução.
               A mestranda destaca também que os resultados dos estudos realizados por pesquisadores do IB e da FM poderão contribuir para futuras investigações de tratamento de doenças que acometem o pulmão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário