quinta-feira, 8 de março de 2012

Estudo desenvolvido no IB é premiado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Marcos Quint/SBC 
Thiago Bruder Nascimento (à direita)
durante cerimônia de premiação
     Thiago Bruder Nascimento, que concluiu o mestrado em Ciências Biológicas – Farmacologia pelo Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi um dos vencedores da 7ª edição do Prêmio Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC) de Publicação Científica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e que contemplou os autores dos cinco melhores artigos originais publicados na revista ABC em 2011.
          O pesquisador foi premiado pela produção de trabalho que teve como objetivo avaliar, em ratos machos Wistar, o impacto da obesidade induzida por dietas ricas em gordura na modulação da via do óxido nítrico no tônus arterial, com enfoque nas células endoteliais e musculares lisas.
           Para esta investigação, foram estudados animais com 30 dias de vida separados nos grupos controle e obeso. No primeiro caso, os ratos foram alimentados com ração padrão contendo 4% de gordura, 42,7% de carboidratos e 22% de proteínas. O grupo de obesos, por sua vez, recebeu uma dieta com 20% de gordura, 26,4% de carboidratos e 20% de proteínas. Após 30 semanas, registrou-se o peso corporal, índice de adiposidade, pressão arterial e perfis metabólicos e endócrinos dos animais.
         Nascimento teve como resultado que os ratos obesos ingeriram menos alimento que os ratos controles. No entanto, ao final de 30 semanas, a ingestão de calorias, o índice de massa corporal e o peso final foram maiores nos obesos se comparados ao grupo controle. Já a pressão arterial não diferiu entre o grupo controle e o obeso e a tolerância à glicose foi menor nos ratos obesos.
           O estudo desenvolvido pelo pesquisador consistiu em parte de sua dissertação de mestrado e contou com orientação da professora Sandra Cordellini, do Departamento de Farmacologia do IB, co-orientação do professor Antônio Carlos Cicogna, da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, e colaboração de pós-graduandos, também da FM.
           Os cinco artigos eleitos como melhores foram selecionados por 30 especialistas,  sendo que, na avaliação, considerou-se aspectos relacionados à originalidade e relevância do tema da pesquisa, delineamento da metodologia, impacto dos resultados na área do conhecimento,  clareza e adequação das conclusões apresentadas.
         O artigo de Nascimento está disponível em http://socios.cardiol.br/noticias/2011/20111125-premioabc.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário