quinta-feira, 8 de março de 2012

Aprendizado nas férias: alunos do Ensino Médio participaram de oficinas no IB


Entrar em contato com avanços científicos recentes por meio de oficinas que estimulam a criatividade. Isso foi o que proporcionou a 6ª edição do projeto de extensão universitária “Difundindo e popularizando a ciência” que teve a participação de  280 alunos do Ensino Médio e foi realizada no período de 23 a 28 de janeiro.
Durante os cursos, foram enfocados os temas botânica, genética, reprodução e doenças tropicais.
Na abertura dos trabalhos, a pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, destacou o interesse dos alunos que compareceram e a importância das atividades para transmissão de conhecimentos de uma maneira compreensível aos estudantes do Ensino Médio.
Cíntia Galvão e Brunna dos Santos Martins dizem ter adquirido
novos conhecimentos
Já a professora Adriane Pinto Wasko, que coordena o “Difundindo e Popularizando a Ciência” lembrou a trajetória do programa, as metas e também as conquistas, além de salientar que os cursos de férias foram baseados em modelo desenvolvido por Leopoldo Demeis, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que iniciou trabalhos de popularização da ciência em 1985. Ainda segundo ela, as oficinas realizadas pela Unesp estão integradas à Rede Nacional de Educação e Ciências – Novos Talentos da Rede Pública.
As oficinas contaram com cerca de 100 monitores que são pós-graduandos, graduandos e estudantes que participaram de cursos em edições anteriores. 
Vários alunos disseram que aprenderem bastante em uma semana de oficinas. em uma semana. “Gostei desse jeito de ensinar. É  uma maneira mais fácil, que dá para guardar melhor o que vimos”, comentou Andressa Nagatani, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, e pretende ingressar em Biologia ou Engenharia Florestal.
Já Cíntia Lopes Galvão e Brunna Roberta dos Santos Martins, que estão no 2º ano do Ensino Médio, salientaram os conhecimentos adquiridos e afirmaram que o curso pode ajudar na escolha profissional. Cintia disse ter aprendido mais sobre a clorofila e Brunna disse ter descoberto que a banana possui semente.
Mas não foram apenas os inscritos que adquiriram novos aprendizados. A monitora Jennyfer Fernanda Rodrigues Domingues, graduanda em Medicina, afirmou que atuar nas oficinas possibilitou que ela pudesse ter contato com uma forma de ensinar de mais fácil compreensão.
     As atividades tiveram a participação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas áreas de concentração em Genética, Botânica e Biologia Geral e Aplicada, pertencentes ao IB, além do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, da Faculdade de Medicina (FM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário