quinta-feira, 8 de março de 2012

Pós-graduanda da Espanha realiza estudo no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes

          A doutoranda Xoana Taboada, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, está participando de intercâmbio no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes do Instituto de Biociências.
            A pós-graduanda desenvolve estudo sobre mecanismos de determinação sexual de uma espécie de linguado (Scophthalmus maximus), peixe que se apresenta como um dos mais importantes na aquicultura.
           Segundo Xoana, uma ferramenta que discrimine machos e fêmeas teria uma importância econômica fundamental, tendo em vista que as fêmeas se desenvolvem de maneira mais rápida, crescendo mais que os machos.
Sobre as etapas do estudo, ela explica que depois da identificação de genes determinantes do sexo do animal, será realizado o sequenciamento do seu genoma. A estudante ainda comentou que o interesse em realizar parte de seu trabalho no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes do IB se deve à experiência dos pesquisadores que atuam no local na área de estudos de genética e estrutura cromossômica de peixes.  
Professor Fausto Foresti é um dos supervisores
 da pesquisa de  Xoana 
          O trabalho de Xoana, que está na instituição desde janeiro e permanecerá até abril, é supervisionado pelo professor Fausto Foresti e pelo pós-doutorando José Carlos Pansonato Alves, ambos do Departamento de Morfologia. De acordo com o docente, a vinda de Xoana foi possibilitada por trabalhos que vêm sendo realizados em colaboração com o professor Paulino Martinez Portela, da Universidade de Santiago de Compostela.
         Ele destaca também que essa parceria permitiu que a doutoranda Vanessa Paes da Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Zoologia, e a graduanda em Ciências Biológicas Natália Jade Mendes, que são alunas do IB, realizassem estágio em laboratórios da Universidade de Santiago de Compostela que contam com coordenação do professor Portela. As duas estudantes desenvolvem análises de marcadores moleculares de raias e tubarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário