sexta-feira, 29 de junho de 2012

IB promove concurso artístico

Foto de Silvia Mitiko Nishida que obteve
o 1° lugar em 2011 
        Estão abertas até 30 de setembro, as inscrições para o concurso artístico "Instituto de Biociências: olhares revelados III", promovido pela Diretoria do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu.
          Serão aceitos fotos, pintura e desenho do entorno do IB, incluindo a paisagem natural, arquitetura, o cotidiano, a fauna e flora, além de fotomicrografias artísticas resultantes de pesquisas realizadas no Instituto.
         O objetivo é fomentar, incentivar, valorizar e reunir a produção artística, além de descobrir novos talentos. 
          A seleção está prevista para ocorrer de 1 a 16 de outubro. A exposição dos materiais ocorrerá de 17 de outubro a 9 de novembro. Os critérios utilizados na escolha dos melhores trabalhos serão atendimento ao tema proposto; originalidade; criatividade; beleza; e  qualidade técnica.
          O edital completo e o fomulário de inscrição estão disponíveis em http://www.ibb.unesp.br/#1,1267.
Mais informações podem ser obtidas no e-mail  secvicediretoria@ibb.unesp.br ou pelos telefones 3880 0844 e 3880 0846, com Maria Luiza.

Lançada 2ª edição de caderno sobre educação ambiental organizado por professora do IB

        Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que ocorreu no mês de junho, foi lançada a 2ª edição do Caderno do Centro de Estudos em Educação e Sociedade (Cedes) nº77, que tem como temática central a educação ambiental.
        A publicação foi organizado pelas professoras Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, chefe do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e Maria Guiomar Carneiro Tomazello, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
        Segundo a professora Marília, essa nova edição se deve ao fato de a anterior ter se esgotado rapidamente e porque o conteúdo da publicação pode contribuir com a relação da educação com a sustentabilidade socioambiental, assunto que esteve em pauta nas discussões da Rio + 20.
          A publicação conta com a participação de 25 pesquisadores de 19 instituições e possui os seguintes artigos, escolhidos por possuir abordagem crítica: “Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas”; “Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental”; “Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia”; “A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento”; “Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica”; “Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental”; “Frans Krajcberg e sua contribuição à educação ambiental pautada na Teoria das Representações Sociais”; e “Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental”.
         Marília também lembra que a temática ambiental integrou o Caderno Cedes em 1993, porém, naquela época, o meio ambiente não ocupava posição de destaque na área de Educação.
           “Podemos dizer que, no interior das contradições das nossas sociedades que são características, a educação ambiental consolidou-se como um campo educacional e ambiental que reflete as disputas teóricas e práticas de diferentes grupos sociais que compõem essas sociedades”, cita na publicação.
            A professora Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Educação do IB, está também está entre os autores da publicação.

 

IB recebe pesquisadora do México

     Julieta Benitez-Malvido, professora titular do Centro de Investigaciones en Ecosistemas, da Universidad Nacional Autónoma de México, permanecerá no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, durante o mês de junho.
     A pesquisadora já realizou palestra intitulada “Interacciones con hongos patógenos en bosques tropicales” na disciplina de Ecologia Vegetal do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) e tem participado de reuniões e expedições científicas visando à discussão de projetos com estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica).
     Além disso, Julieta também está ministrando a disciplina “Interacciones bióticas en ambientes alterados: herbivoría”, que trata de interações bióticas (mutualistas e antagonistas) em ambientes tropicais conservados, incluindo discussões sobre como as perturbações do habitat, por atividades humanas, afetam esse processo.
     Segundo a professora Elza Guimarães, do Departamento de Botânica do IB, a visita da professora do México à instituição é importante para o enriquecimento e ampliação das linhas de pesquisa “Taxonomia, florística e ecologia”, “Biologia reprodutiva”’ e “Biologia da secreção em plantas”, nas quais alguns docentes possuem projetos iniciais e estão se beneficiando diretamente do conteúdo abordado no curso e dos momentos destinados a discussões dos trabalhos discussão com a pesquisadora convidada.

Estudo apresenta alternativa a tratamentos de lesões em cartilagens articulares

          Propor arcabouço tridimensional bioativo que estimulasse a diferenciação de células-tronco adultas em células que compõem e mantêm a cartilagem das articulações (condrócitos). Esse foi o objetivo de estudo de autoria de Andrei Moroz, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, publicado no periódico Platelets no final de maio.
          O artigo consiste em parte de dissertação de mestrado do pesquisador, orientado, na época, por Elenice Deffune, professora da Faculdade de Medicina da Unesp e responsável pelo Laboratório de Engenharia Celular do Hemocentro de Botucatu, e co-orientado por Sérgio Luis Felisbino, professor do Departamento de Morfologia do IB.
Na investigação, células-tronco mesenquimais da medula óssea de coelhos adultos foram cultivadas e caracterizadas por meio de citometria de fluxo, ou seja, método de análise que utiliza instrumento a laser e permite a identificação, caracterização fenotípica, contagem e separação das células.
           Segundo Moroz, os resultados obtidos foram que as células se diferenciaram em condrócitos, sem a necessidade de fatores de crescimento, o que, de acordo com o doutorando, representa maior economia em relação aos procedimentos de cultura tradicionais, que possuem custo alto.
            Sobre a aplicabilidade, ele afirma que o estudo é útil à área de medicina regenerativa, principalmente em lesões de cartilagens articulares, que costumam ocorrer com frequência em atletas.
           Moroz relata ainda que, após a publicação do artigo, recebeu e-mails de pesquisadores renomados de diversos países, como Espanha, Portugal e Alemanha, interessados na pesquisa e, inclusive, foi convidado para ministrar palestra sobre o tema Reparo tecidual: cartilagem e osso, durante o V Congresso Internacional Anual de Células-tronco e Medicina Regenerativa, que será realizado, em dezembro, em Ghanzou, na China.
             O doutorando também destaca a satisfação pela repercussão de sua pesquisa e o papel de parceria entre instituições que ocorre desde 2004. “Esse interesse dos pesquisadores e o convite representam um reconhecimento da comunidade científica internacional ao trabalho realizado. A medicina regenerativa requer multidisciplinaridade. O Instituto de Biociências e a Faculdade de Medicina atendem a este requisito e, nesse sentido, foi essencial aliar os conhecimentos de engenharia celular e medicina regenerativa da professora Elenice aos conhecimentos de morfologia e caracterização da cartilagem e sua matriz extracelular, especialidade do professor Sérgio ”, ressalta.
             O resumo do artigo de Moroz está disponível em http://www.ibb.unesp.br/%22http:/www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22646294/%22.

Professores editam livros internacionais de acesso livre

        A professora Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, do Departamento de Microbiologia e Imunologia, foi escolhida para ser editora do livro Epidemiology insights, publicado pela InTech.
       A obra reúne investigações sobre epidemiologia desenvolvidas por pesquisadores de vários países. Entre os assuntos presentes na publicação estão dermatomicoses e Candida spp.; epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) isolados de humanos e animais; epidemiologia de várias manifestações neuro-psiquiátricas; virologia; tuberculose de animais selvagens; abordagens para o estudo da qualidade microbiológica do leite e produtos derivados, malignidade linfóide; doenças relacionadas à imunodeficiência; e epidemiologia genética.
       Além de editora, a professora Maria de Lourdes também possui três capítulos publicados em conjunto com alunos de pós-graduação do Programa de Biologia Geral e Aplicada do IB e de Docenças Tropicais, da Faculdade de Medicina.
        O livro tem como público-alvo médicos, pesquisadores da área e estudantes e o seu conteúdo pode ser acessado em http://www.intechopen.com/books/epidemiology-insights.
     

Aquicultura


 Já  os professores Edmir Daniel Carvalho e Reinaldo José da Silva, respectivamente, do Departamento de Morfologia e Parasitologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e o pesquisador Gianmarco Silva David, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, em Barra Bonita, editaram  o livro Health and Environment in Aquaculture, pela Intech.
         A obra, destinada aos setores acadêmico e produtivo, aborda o estado de arte de aplicações da biologia celular para a prevenção e tratamento de parasitoses e doenças de animais aquáticos cultivados, além de explorar a interação entre a aquacultura e os ecossistemas aquáticos.
          O professor do Departamento de Morfologia destaca que foi convidado para ser editor após o envio de um artigo à editora e também que a publicação conta com pesquisadores de vários países como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália e Japão, que se destacam nessa área de estudos.  
Carvalho e David ressaltam o fato de a obra estar disponível para acesso livre. Na opinião do pesquisador da Apta, esse aspecto favorece a divulgação da ciência. “A disponibilização gratuita de pesquisas realizadas a partir de recursos públicos é uma tendência internacional que atende a critérios éticos ao retornar à sociedade os valores agregados a partir do investimento feito com dinheiro do contribuinte e deverá facilitar o desenvolvimento de pesquisas em centros menos favorecidos financeiramente, que não têm como comprar acesso aos periódicos”, comenta. “Ter editado este livro foi gratificante ao verificar que demos uma contribuição efetiva para o desenvolvimento da aquacultura em termos internacionais”, acrescenta.
              O livro, que é ilustrado e contém 16 capítulos, está disponível en http://www.intechopen.com/books/health-and-environment-in-aquaculture

Atividades realizadas no IB visam alimentação mais saudável

            No mês de junho, foram realizadas, no Laboratório de Nutrição e Dietética do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, diversas atividades voltadas á comunidade do município. Os trabalhos foram coordenados pela professora Flávia Queiroga Aranha de Almeida, do Departamento de Educação, e tiveram a participação de alunos do curso de Nutrição do IB.
            No dia 6, integrantes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos da região oeste de Botucatu, acompanhados da psicóloga Eleide Queiroga Aranha, do Centro de Referência em Assistência Social, desenvolveram receitas do Programa Alimente-se Bem do Serviço Social da Indústria (Sesi). O cardápio do almoço foi composto por lasanha de alface, quibe assado, risoto ao forno, suco da horta e salada de frutas com mistura matinal. A atividade também incluiu degustação dos pratos.
             Já no dia 13, foi a vez de idosos do Asilo Padre Euclides aprenderem a preparar lanches da tarde mais saudáveis, E em 14 de junho, foi realizada capacitação para funcionários que são responsáveis pelo preparo de alimentos das creches do Comércio e do Bairro Alto.                                  
            Segundo a professora Flávia, essa atividade teve como objetivo fornecer informações básicas de boas práticas de manipulação de alimentos. Entre as abordagens estiveram vestimenta adequada, higiene de frutas, legumes e verduras, explicação sobre contaminação cruzada e descongelamento de alimentos.


Fotos: Carlos Edson Gomes

Workshop de plantas medicinais debateu fitoterápicos, saúde e pesquisa

                                                                                                         Fotos: Carlos Edson Gomes
                                 

               No período de 14 a 16 de junho, foi realizado, no IB,  o 10º Workshop de Plantas Medicinais, que tem como tema central “Da tradição aos fitoterápicos”.
             A mesa de abertura foi composta pelo professor Wilson de Mello Júnior, que, representou o diretor do IB, Renato Eugênio da Silva Diniz; pelo vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas, José Matheus Yalenti Perosa; e pela professora Maria José Queiroz de Freitas Alves, presidente da comissão organizadora do evento.
              Perosa comentou que dentro da área plantas medicinais é possível trabalhar vários temas de forma multidisciplinar e que esse é um diferencial desse workshop.                                  
Professor Lúcio Alves Ferreira ministrou a palestra de abertura
              Já a professora Maria José comentou sobre sua participação nas edições já realizadas do evento e destacou que o assunto tem conquistado cada vez mais importância na Biologia e Agronomia.
              O representante da direção do IB ressaltou que a atividade envolve várias unidades da Unesp, possibilita a integração de alunos de graduação e pós-graduação e também que os assuntos discutidos no workshop estão diretamente relacionados à soeciedade.
             A palestra de abertura intitulada "História das plantas medicinais do Brasil: primeiras coletas e prospecção química" foi ministrada por Lúcio Ferreira Alves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A programação incluiu também a mesa-redonda “Fitoterápicos, saúde e pesquisa".  Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar dos minicursos Medicina Ayurvédica; Óleos essenciais; Etnobotânica; Farmacognosia; e Plantas medicinais e atividade antiinflamatória.

Genômica do câncer foi discutida em evento


                  No período de 1 a 3 de junho, ocorreu a 12ª edição do Workshop de Genética, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) do IB e contou com 270 participantes  de vários estados, além de São Paulo, como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Paraná e Rio Grande do Sul.
                 A mesa de abertura foi composta pelo diretor do IB, Renato Eugênio da Silva Diniz; pela pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge; pela professora Claúdia Aparecida Rainho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética); pelo professor Cláudio de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Genética, regional de São Paulo; e por Maria Cecília Fucks, representate discente da comissão organizadora. 
Professor Fausto Foresti
 foi homenageado

      O diretor do IB agradeceu à pró-reitora pelo apoio à pós-graduação e pelo trabalho desenvolvido, além de destacar o papel do workshop. "Eventos como esse são fundamentais porque também são espaços para troca de informações, divulgação e debate, etapa fundamental para a ciência avançar", declarou.
     Marilza ressaltou o fato de o evento ser organizado por pós-graduandos e disse estar satisfeita de participar da abertura de um evento que possui relevância. "Esse evento organizado por alunos é muito forte, munito importante. É uma oportubnidade de discutir não só Genética, mas políticas de ciência", disse. 
 
Foi feito um agradecimento especial à professora
Cláudia Rainho

     Ela ainda alertou os participantes que além da academia, há oportunidades de atuação dos pesquisadores em empresas e que essa área ainda é pouco procurada pelos quem concluem pós-graduação, além de parabenizar o Programa pela comemoração dos 30 anos.     
   Na oportunidade, o professora Fausto Foresti, do Departamento de Morfologia do IB, e que atuou no Programa de Genética desde o início, há 30 anos, foi homenageado. Os organizadores também agradeceram a professora Cláudia poir sua dedicação ao workshop.
A conferência de abertura enfocou o assunto “Passado, presente e futuro da genética de peixes no Brasil”. Entre as palestras estiveram “Genética forense”; “Desafios da bioinformática na era do sequenciamento de nova geração”,  além das mesas-redondas “Genômica do câncer” e “Da genômica á metabolômica de plantas”.



Pesquisa apresentada por mestranda do IB é premiada

           Propor o desenvolvimento de algoritmos em ambiente computacional Matlab®, capaz de quantificar semiautomaticamente as sequelas pulmonares, tais como fibrose e enfisema, causadas por Paracoccidiodomicose (PCM). Esse é o objetivo de trabalho desenvolvido pela mestranda Marcela de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e que foi premiado em primeiro lugar durante apresentação no “XXXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, em Águas de Lindóia, na área de Física Médica, e também no 8º Congresso Paulista de Infectologia, realizado em Campos do Jordão, na área de Diagnóstico.
             O estudo contou com a participação do orientador de Marcela, professor José Ricardo de Arruda Miranda, do Departamento de Física e Biofísica, dos professores sua professora Diana Rodrigues de Pina (co-orientadora) e Rinaldo Pôncio Mendes, ambos do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Unesp, além do pós-graduando Matheus Alvarez.
             Marcela explica que os algoritmos consistem em selecionar a região de interesse, denominada ROI, e por meio da utilização de máscaras, filtros de densidades e operadores morfológicos, obter a quantificação da área lesionada em relação à área sadia do pulmão.
              Segundo ela, para tal metodologia, foram utilizados exames retrospectivos de tomografia computadorizada de alta resolução, realizados no Hospital das Clínicas de Botucatu.
           “A pesquisa tem como originalidade a quantificação objetiva semiautomática das áreas acometidas pelas sequelas da PCM (Paracoccidiodomicose), a qual é uma importante micose sistêmica que tem como principal via de infecção a via inalatória, afetando principalmente os pulmões causando fibrose e enfisema mesmo após tratamento eficaz. A avaliação do comprometimento pulmonar devido a PCM é uma grande lacuna da literatura, uma vez que os principais trabalhos encontrados realizam apenas a avaliação subjetiva visual, sem determinar com precisão a área comprometida”, explica a pós-graduanda do IB. 
             Marcela comenta ainda que o diagnóstico auxiliado por sistemas computacionais produz uma avaliação mais precisa dos padrões anormais encontrados nas imagens de tomografia computadorizada de alta resolução.
               A mestranda destaca também que os resultados dos estudos realizados por pesquisadores do IB e da FM poderão contribuir para futuras investigações de tratamento de doenças que acometem o pulmão.


Publicidade de alimentos foi um dos temas abordados durante Jornada de Nutrição

                                                                                                             Foto: Murilo Stelzer

  
            No período de 31 de maio a 2 de junho, foi realizada a 12ª Jornada de Nutrição da Unesp de Botucatu (Jonub) que contou com palestras, mesas-redondas, minicursos, demo kitchens e exposição de trabalhos. O evento teve cerca de 150 inscritos de vários municípios do Estado de São Paulo, além de participantes de Dourados (MS) e Londrina (PR).
         A mesa abertura da Jonub foi composta pela vice-diretora do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, Maria Dalva Cesario; pela coordenadora e vice- coordenador do Curso de Nutrição do IB, Luiza Cristina Domingues Duas e Sérgio Pereira; e pelas representantes docente e discente da comissão organizadora, professora Flávia Queiroga Aranha de Almeida e graduanda Débora Santiago.
         A vice-diretora do IB salientou a tradição do evento e o papel do mesmo aos alunos. “É uma ótima oportunidade para que os alunos tomem contato com assuntos diferentes dos conteúdos programáticos abordados no curso e para entrarem em contato com os profissionais”.
        A professora Flávia enfatizou a diversidade de temas a serem discutidos em relação à alimentação e nutrição em nível nacional.
        A coordenadora do curso de Nutrição atribuiu a alunos e docentes envolvidos na organização da Jonub o destaque que o evento tem apresentado dentro da área de Nutrição.

Publicidade de alimentos

         Uma das palestras da Jornada abordou a publicidade de alimentos e foi ministrada pela nutricionista Renata Monteiro, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília (UnB).
         Inicialmente, Renata expôs que, além de produtos e serviços, a publicidade dissemina desejos e valores, muitos dos quais ela considera contrários à ética social. “Vendem a ideia do ter para poder ser”, comentou.
         Um dos focos de sua palestra foi a relação da mídia com as crianças. A nutricionista destacou que apenas por volta de 10 a 12 anos de idade é que a criança consegue ter algum entendimento acerca do caráter comercial da publicidade e que, antes disso, não há um discernimento entre publicidade e programa televisivo.
           Ela também disse que há estudo o qual aponta que 80% das compras realizadas pelas famílias são influenciadas pelas crianças, o que, na opinião de Renata, justificaria marketing voltado a esse público, até mesmo de produtos que não têm relação direta com a infância.
           A pesquisadora apresentou dados de monitoramento realizado em 2008, o qual identificou que 96,7% das propagandas foram consideradas não saudáveis, ou seja, estavam relacionadas à divulgação de fast food, refrigerantes, etc., e 3,3% foram classificadas como saudáveis, o que incluiu abordagens sobre carnes menos gordurosas, arroz e feijão.
          A nutricionista ainda mencionou como principais características de propagandas televisivas para crianças produções com músicas e personagens infantis, associação dos produtos a maior relação social e a situações cotidianas como casa e escola, exibição do produto pronto para consumo e a não apresentação de dados nutricionais.
        Quanto à persuasão, Renata acredita que estão os principais aspectos de influência sobre o público infantil, a utilização de personagens e o uso, em embalagens, de recursos que despertam a atenção das crianças.  


   

Projeto visa capacitar profissionais da educação infantil sobre temas de saúde

Frequentadores do curso acreditam que os conteúdos serão úteis ao cotidiano
das escolas
           Proporcionar a profissionais que atuam na educação infantil conhecimentos teóricos e práticos sobre aspectos relacionados à saúde de crianças de até cinco anos de idade e possibilitar discussões sobre os principais agentes patogênicos encontrados no ambiente escolar. Esse é o objetivo do projeto de extensão universitária “Saúde na educação infantil”, financiado pelo Programa Núcleos de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd).
          Este ano, os trabalhos tiveram início em março e deverão se estender até dezembro. As atividades, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu, são coordenadas pela professora Luciene Maura Mascarini Serra, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, e divididas em duas etapas.
           Na primeira, é realizado curso no qual são abordados conceitos de saúde e higiene em creches, relacionados agentes causadores de doenças e medidas de profilaxia, discutidas metodologias alternativas de ensino-aprendizagem, além de serem confeccionados jogos educativos e apresentadas brincadeiras lúdicas relacionados às principais doenças que acometem as crianças em creches. Entre os assuntos enfocados nessa fase estão diarreia, viroses, giardíase, helmintos, teníase, piolho, moscas, mosquitos causadores da dengue e febre amarela, e sarna.
          Já na segunda fase, serão promovidos encontros em creches e escolas de educação infantil tendo por base conteúdos apresentados no curso. Serão, então, considerados os conhecimentos dos educadores que não participaram da etapa anterior e dos que frequentaram a capacitação.
          O curso, que já contou com uma edição em 2011, tem sido avaliado de forma positiva pelos inscritos. Maria Ana Santini, coordenadora da Creche e Berçário Criança Feliz considerou relevante o conteúdo transmitido até o momento e disse que pretende disseminar os temas entre atendentes e professoras da instituição em que trabalha. Outro aspecto destacado por ela foi o enfoque de problemas próximos à realidade das creches e a linguagem simples utilizada no curso. “Acho que a prática vai ser ainda mais interessante”, comentou.
           Para Maria de Lourdes de Oliveira, que atua como atendente na Escola Juciara Aparecida Delgado Pereira, a capacitação tem proporcionado conhecer formas de trabalhar melhor junto às crianças problemas de saúde como viroses e piolho e também o uso de antibióticos.
 Luciene, Candeias e Madeira, professores do IB que atuam no projeto  - por: Além da professora Luciene, integram o projeto os docentes Newton Goulart Madeira, do Departamento de Parasitologia, Liciana Vaz de Arruda Silveira, do Departamento de Bioestatística, e João Manuel Grisi Candeias, do Departamento de Microbiologia e Imunologia.
           Segundo Candeias, a extensão é uma das funções da universidade e, com esse trabalho, ele disse ter percebido a necessidade que os educadores possuem de aprender assuntos da área de saúde.      
          “Vemos que eles precisam de informação para usar no dia a dia como, por exemplo, identificar crianças com micose”, disse. “Acredito que os conteúdos serão úteis para melhorar tanto o trabalho dos participantes do curso como a saúde dos alunos”, acrescentou o professor do IB.

Programas de pós-graduação promovem simpósio

Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Genética
         No dia 2 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) realizou simpósio que reuniu alunos, professores e demais interessados. A atividade acontece anualmente e visa discutir atividades do Programa.
            Já nos dias 22 e 23 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Farmacologia) promoveu o II Simpósio de Farmacologia da Unesp (Simfar).
              A conferência de abertura intitulada “A pós-graduação construindo o futuro”, foi ministrada pela pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge.  Além de palestras, houve exposição dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pós-graduandos.